quarta-feira, 11 de abril de 2012

No último dia 8 de abril foi comemorado o Dia Nacional do Braille, sistema de leitura desenvolvido para pessoas com alguma deficiência visual. 
O sistema Braille de leitura para cegos foi criado pelo francês Louis Braille em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicográfica e informática.
Esse sistema se adapta a leitura tátil, pois os pontos em relevos devem obedecer à medidas padrão, e a dimensão da cela braille (espaço onde os seis pontos devem ficar) deve corresponder à unidade de percepção da ponta dos dedos.
O francês Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1802 e, logo aos três anos, perdeu a visão completamente após um acidente na oficina de seu pai: ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela (ferramenta usada para perfuração), aproximou-a do rosto e acabou por ferir o olho esquerdo. A infecção se expandiu e atingiu o outro olho, deixando-o cego. 
Para desenvolver um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, ele utilizou como base o sistema de Barbier, utilizado para a comunicação noturna entre os soldados do exército francês. Em 1837, Louis Braille apresentou a versão final do sistema que, embora tenha levado algumas décadas para ser aceito na França, antes do final do século XIX já havia se difundido pela Europa e por outras partes do mundo.
“Louis Braille foi um jovem brilhante que ao inventar um sistema de leitura e escrita para as pessoas cegas mudou a vida destas pessoas em todo o mundo. O sistema Braille garante maior independência, autonomia e segurança, fatores indispensáveis à auto-estima de todo ser humano”, comenta Regina Fátima Caldeira de Oliveira, coordenadora da revisão braille da Fundação Dorina Nowill.
No Brasil, o dia 8 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Braille. A data foi selecionada em 2010 pelo congresso brasileiro por ser o aniversário de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do País. Cego desde o nascimento, ele estudou o método em Paris (FRA). De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e a difundi-lo, recebendo o título honorífico de "Patrono da Educação dos Cegos no Brasil".
A Biblioteca pública conta com vários livros em Braille em seu acervo, dentre eles 13 volumes infantis e mais de 100 volumes entre clássicos da Literatura Brasileira e Livros de Direito.
fonte: profissaomestreegestaoeducacional.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário